O livro Contos de Bordel mostra a fundo o contexto de prostituição feminina do centro de São Paulo. Muito além de apresentar apenas a prostituição que todos já conhecem, o principal objetivo das autoras foi mostrar todos os lados dessa história, detalhando e narrando os personagens e diferentes situações.
Fizeram mais que colher as informações e depois reportar, as autoras do livro se deslocaram para os locais e por várias vezes em pesquisa de campo, vivenciaram o cotidiano das garotas.
O livro permite ao leitor deixar de lado qualquer preconceito a cerca do assunto, ao final da leitura. Apresenta linguagem simples e de fácil entendimento, uma narrativa que permite um passeio pelos locais descritos.
O trabalho de conclusão de curso foi além de todo o material já existente sobre prostituição feminina, as três autoras procuraram narrar cada beco, cada casa noturno e é possível conhecer cada personagem detalhadamente.
Os personagens são descritos pela forma de vestir, falar, e pelos motivos que as levaram a entrar no mundo do “dinheiro fácil”, e que para elas em certos momentos o dinheiro não chega fácil, envolvimento com os clientes pode custar gravidez indesejada e principalmente doenças sexualmente transmissíveis, mas também sofrer violência por parte dos clientes, muitos deles já bêbados.
A leitura do livro contribuiu para o melhor entendimento de estruturação de um livro reportagem, e de reportagem mais aprofundada, mostrando a forma de reportagem e a importância de uma boa pesquisa de campo.

Livro: Contos de Bordel de Renata Bortoleto, Ana Laura Diniz e Michele Izawa

Texto produzido para horas complementares – 2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s