Novas tecnologias ganham espaço e gera grande investimento por parte das emissoras de televisão
Com a chegada do sinal HDTV em 2007, vários fatores foram mudados pelas emissoras para adequar a nova tecnologia. No mesmo ano, a primeira emissora a obter a infra-estrutura e transmitir em alta definição, foi a Rede TV! no programa “Pânico na TV” que vai ao ar aos domingos. Diversas são as vantagens da TV digital, dentre elas: alta definição sendo seis vezes melhor a imagem, mobilidade devido o avanço da utilização da TV no celular, multiprogramação possibilidade de exibição de vários programas e interatividade.
Segundo Edjail Adib Antonio Kalled, superintendente de operações da Rede TV!, com essa tecnologia, o mercado vai aquecer e surgir novas oportunidades. É um mercado que cada vez mais precisa de profissionais qualificados para produzir conteúdo gerando assim novos empregos.
Hoje a influencia da televisão perante as pessoas é muito grande, e o acesso passou a ser mais fácil, ou seja, o conteúdo oferecido permite diversidade na escolha do canal preferido. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 98% dos lares brasileiros possuem acesso a televisão, e de acordo com pesquisas os brasileiros ficam cerca de 5 horas acompanhando as programações.
“A televisão é o meio mais democrático no Brasil”, declara Renato Cruz, jornalista da área de tecnologia no caderno de economia do jornal O Estado de S.Paulo. A tecnologia avança em uma grande velocidade e no ramo de sinal e qualidade da televisão este mercado é mudado anualmente. Os fabricantes ao investir em uma novidade visam principalmente o lucro que a produção vai gerar. No ano passado, devido à Copa do Mundo, o crescimento nas vendas foi de 30%, comparado ao ano de 2009, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de televisores. Para a próxima Copa do Mundo realizada no Brasil, a expectativa que este crescimento seja maior.
Segundo Cruz, antigamente o televisor era feito para durar 10 anos e quando estragava era substituído por outro bem parecido, no entanto, hoje os televisores têm pouca durabilidade, a tecnologia muda frequentemente e lança novos modelos de televisores. Ou seja, o aparelho adquirido hoje, daqui alguns meses já é classificado como velho.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s