Com essa pergunta iniciei a faculdade com meus 17 anos. Poderia escolher qualquer profissão ser professora seguindo o exemplo da minha mãe ou advogada como sonho do meu pai. Mas naquela fase de vestibulares escolhi mesmo sem saber fazer jornalismo. De inicio porque gostava de escrever e ler.

Quando ingressei na faculdade essa foi a primeira pergunta de um professor, mestre do jornalismo. Ouvi de alguns colegas ocupar o lugar da Fátima Bernardes ou William Bonner e depois daquela primeira aula decidi que queria mudar o mundo. Tarefa difícil a que escolhi. Mudar o mundo é muito mais que cursar uma faculdade e hoje vejo que mudar o mundo é talvez reportar apenas os problemas do bairro.

Outra questão da minha escolha que talvez poucos saibam é que quando fiz o vestibular para jornalismo ainda no segundo semestre do Ensino Médio, contei para meu professor de português que iria fazer jornalismo. Ele um senhor todo desconfiado, respondeu “Muitos saem daqui cheios de sonhos, mas poucos são valentes para correr atrás dos seus sonhos e realizar. Querida Adriana fico feliz, mas espero seu retorno aqui na escola para contar se foi até o final da sua faculdade”. Além de provar para aquele professor que eu era capaz, meu desafio era afirmar todos os dias que fiz escolha certa.

Hoje a resposta para essa mesma pergunta é outra. Fiz jornalismo por gostar de escrever, ler e odiar matemática, mas a vontade de fazer coisas diferentes, de se reinventar todos os dias, de escrever sobre os diferentes assuntos me faz afirmar que amo a loucura do jornalismo e afirmar que sou jornalista.

Todo o glamour direcionado a profissão não passa de glamour mesmo, viver o jornalismo mesmo é não ter vergonha de abordar uma fonte, ter ótimo ciclo de amizades, olhar e ver que tudo absolutamente tudo é notícia.

E posso afirmar sou jornalista por profissão e amor.

Até um próximo texto.

Adriana Monteiro

Deixe um comentário

